sábado, 12 de fevereiro de 2011

Dia especial para a música e para o Nordeste.




Há 70 anos, exatamente no dia 12 de fevereiro, nascia um menino, no nordeste brasileiro. Pobre como tantos outros pequenos nordestinos, mas que tinha a sua frente um grande destino, encontrar na sua vida justamente aquele que mais tarde viria a ser o Rei do Baião e este menino não foi besta não, aproveitou tudo que o rei lhe ensinou, com a sanfona que ganhou do próprio.
Acompanhou o rei por todo esse Brasil levando o Nordeste, com todas as suas alegrias e tristezas na bagagem, e nesse meio tempo aproveitou pra botar sua sanfona em tudo quanto era tipo de música, desde forró até MPB, passando por valsa, bossa nova, jazz entre outros.
Com toda essa bagagem esse menino cresceu, virou homem e com tristeza viu o rei partir pra outros forrós superiores.
Mas o rei sabia o valor deste menino, que agora homem, havia herdado todo o seu legado, e com maestria e inspiração infindável ele conduziu toda a herança do grande Luiz Gonzaga, fazendo da sanfona um instrumento extremamente apreciado no Brasil e levando a alma nordestina, o canto e a alegria dos excluídos do nosso país pra todos os lados, mostrando cada vez mais a força do nordeste que o Rei do Baião outrora fizera.
Hoje este homem chamado Dominguinhos completa 70 anos de vida, de música e de encantos pra todos nós que apreciamos a verdadeira arte.
Estou escrevendo espe pequeno texto como homenagem ao grande mestre Dominguinhos e agradecendo a ele por toda sua contribuição para a música brasileira e para a valorização do Nordeste.
Graças a Dominguinhos, que nós podemos ainda nos orgulhar do nosso forró, do nosso baião e de todos os ritmos que o nordeste tem e que são pessimamente defendidos por tantas bandas ruins que temos na nossa região.
Parabéns mestre Dominguinhos, que possamos nos encantar com sua sanfona abençoada por muitos e muitos anos.

Nenhum comentário: