sábado, 22 de outubro de 2011

Algumas questões da prova azul do ENEM 2011.


CORREÇÃO NEM 2011
PROVA AZUL

QUESTÃO 1
Alternativa E
Por intermédio das redes sociais (facebook e twitter), fomentou idéias revolucionárias que tiveram inicio no norte da África, desencadeando revoluções populares contra os governos ditatoriais (Primavera Árabe).

QUESTÃO 3
Alternativa E.
A imagem faz referência ao movimento dos "caras pintadas", ocorrido durante o governo de Fernando Collor de Melo. O movimento pedia o impeachment do presidente, acusado, então, de fraudes, desvios de dinheiro e envolvimentos irregulares com contas bancárias, tendo Paulo César Farias (contador da campanha de Collor) como principal agenciador das negociações ilícitas. Existem diferentes leituras sobre o movimento. Uma delas afirma se tratar apenas de uma "encenação" e "teatralização" da democracia, num mundo pós-ditadura. Por outro lado, alguns afirmam que o movimento foi o porta-voz da sociedade que influenciou diretamente na queda de Collor.

QUESTÃO 17
Alternativa E.
A questão fala sobre o "voto de cabresto", em que a elite agrária brasileira, a partir da presidência da república, criou um artifício de controle das eleições. O sistema começou a funcionar no governo de Campos Sales, em 1894 e vigorou até 1930. A concentração de renda e o poder político local, regional, ou seja, o coronelismo, marcam esse período da política eleitoral no Brasil.

QUESTÃO 20
Alternativa B
A questão abordava a leitura atenta e a interpretação de texto. De acordo com o fragmento de texto fornecido pela prova, ainda ocorrem práticas de tortura em território nacional sem, contudo, ocorrerem as devidas punições previstas por lei.

QUESTAO 21
Alternativa B.
Os textos-base explicitam uma ampla relação entre a ação democrática, acessibilidade aos meios de comunicação e liberdade de expressão e suas conseqüências perante a coletividade. A alternativa B explicita esta relação claramente, ao associar a variedade das informações ao debate político.

QUESTÃO 25
Alternativa E
A questão traz diversos recortes cronológicos da história eleitoral do Brasil. A maior variação, possível de ser vista no próprio gráfico, ocorreu entre 1980 e 2000, sendo que em 1988, a partir da Constituição "cidadã", os analfabetos passaram a ter direito de voto (que tinha sido proposto por João Goulart em 1964), aumentado consideravelmente o número de eleitores em todo o território nacional.

QUESTÃO 31
Alternativa A.
A leitura de um documento primário cada vez mais está presente nas provas vestibulares. Nesse caso, trata-se de um suposto diálogo entre um europeu e um indígena a respeito do pau-brasil e de sua utilização. Para os franceses, a madeira serve para ser exportada e vendida na Europa, ou seja, faz parte
de uma lógica comercial. Para o indígena, contudo, a madeira tem um uso prático e imediato, ou seja, usado para matar o frio.

QUESTÃO 32
Alternativa A.
Questão de nível de dificuldade simples que faz referência ao comércio do açúcar, realizado pelos portugueses, inicialmente nas ilhas africanas e posteriormente no Brasil.

Questão 34
Alternativa D.
Durante o final do século XVIII, vários movimentos de cunho liberal ocorreram na América. As ideias liberais haviam migrado do outro lado do Atlântico e as sombras da Revolução Francesa, recém encerrada, e da revolta do Haiti, assolavam movimentos conservadores como a independência do Brasil. As forças que se aliaram a D. Pedro I tinham como objetivo barrar o avanço dessas ideias liberais, na medida em que se criava no Brasil um novo Estado, monárquico, com apoio da casa da Àustria, em oposição aos projetos liberais da Revolução do Porto de 1820. Da mesma forma, o projeto de independência do Brasil também se preocupava com a "ordem" interna, na medida em que grande parte da população do Império era formada por escravos.

Questão 35
Alternativa A.
A ideia de cidade na Idade Média estava baseada, sobretudo, na segurança. A cidade era o ambiente da proteção, da muralha, do "fechar-se em si", em oposição aos perigos da mata, das florestas, dos temores dos caminhos. Porém, após o movimento cruzadístico (séculos XI) houve grande crescimento do comércio e uma reativação dos contatos entre Oriente e Ocidente. O nascimento dos "burgos" de comércio estão associados às cidades e ao seu renascimento durante a Idade Média. Dai várias cidades europeias terminaram com o sufixo "burgo", ou seja, cidades que se formaram a partir do comércio.

Questão 38
Alternativa B.
O texto de Nicolau Sevcenko faz referência à relação entre ciência e arte, na medida em que as obras de arte passaram a ser feitas de modo simétrico, proporcional e a partir da observação racional do espaço.

Questão 40
Alternativa D
O café era associado ao "pecado" na medida em que tinha origem no mundo árabe, ou seja, tratava-se de um produto vindo das regiões consideradas "infieis" pelo cristianismo. Além disso, por suas propriedades energéticas, o café era vinculado ao descontrole dos instintos, da paixões e, por isso, também vinculado às ações consideradas pecaminosas.

Questão 41
Alternativa E
No início da década de 1960, a UDN representava setores conservadores da sociedade brasileira, defendendo um atrelamento do Brasil com o Bloco Capitalista, sobretudo atavés da adoção do livre mercado. De outro lado, existiam setores reformistas, como a CGT, que objetivavam reformas, entre elas ideias ditas nacionalistas, inclusive com a limitação da propriedade privada.

Fonte: www.brasilescola.com.br

Nenhum comentário: