domingo, 14 de dezembro de 2008

Impressões sobre o Chinese Democracy



Olá galera já faz um tempo que não escrevo no blog e peço desculpas a todos por isso.
Recentemente foi lançado um dos álbuns mais esperados dos últimos onze anos, o Chinese Democracy da lendária banda de Hard Rock americana Guns N Roses.
Ouví o disco e lí algumas críticas sobre este que me fizeram refletir sobre as idéias gravadas por Axl Rose e sua nova trupe neste álbum. Eis aqui algumas de minhas impressões:

Em primeiro lugar quero deixar claro que gostei do disco e acho que apesar de haver influências outrora não utiizadas pelo Guns em discos passados creio que estas influências vieram para somar à música do Guns N Roses e não para prejudicar, como muitos estão falando por aí.
O disco tem o som do bom e velho Rock N Roll, ainda que com recursos modernos como batidas eletrônicas e outros efeitos, pode-se ouvir o som das guitarras agressivas e pesadas que antes eram pilotadas por Slash, Izzy Stradlin, etc e isso por si só já torna este trabalho digno de ser ouvido.

Entre outras faixas, destaco aqui a faixa título do albúm: Chinese Democracy que tem um grande riff na introdução, e um solo incendiário digno de qualquer Guitar Hero.
A faixa Better, assim como outras do disco possui efeitos eletrônicos misturados aos sons tradicionais de guitarra baixo e bateria que estamos acostumados a ouvir, mas isto não prejudica a música, apenas a torna um pouco diferente do que estamos acostumados a ouvir quando se pensa em Guns N Roses.
Pra quem tem saudade de músicas como November Rain temos a faixa Street of Dreams, que tem o bom e velho piano gravado por Axl e um belíssimo solo no melhor estilo Slash (guardadas as devidas proporções).

Nos tempos de hoje, onde as melhores bandas que aparecem são ColdPlay, Jonas Brothers e essa laia que mal sabe o que é música, isso sem falar dos brasileiros, o Guns N Roses conseguiu mostrar pra essa geração de Pseudo-músicos como utilizar os sons clássicos do bom Rock e também como por a tecnologia moderna a favor da música, utilizando efeitos que às vezes não seriam desejados, mas que o bom senso transformou em bons recursos para se fazer um disco de Rock N Roll do mais autêntico sem abrir mão da evolução.

PS: Quero deixar claro que sempre gostei da formação original do Guns e adoraria vê-los novamente em ação, mas considero o Chinese Democracy um grande disco que com certeza seria bem melhor se fosse gravado e idealizado pelos integrantes da antiga formação da banda, mas também considero um grande trabalho feito pelos novos integrantes que conseguiram manter a pegada rock do Guns, que mesmo com todas as adversidades continua sendo uma das maiores e melhores bandas de Rock de todos os tempos.

Vida longa ao Rock N Roll.
Até a próxima.

Nenhum comentário: